A realização de exames de imagem é algo de extrema importância para facilitar o diagnóstico de doenças e o acompanhamento de tratamentos. São procedimentos indicados para todas as idades, e que podem ter recomendações de preparo. Confira!
Os exames de imagem utilizam equipamentos capazes de capturar imagens internas do corpo, seja de ossos, órgãos ou até mesmo para avaliar a circulação sanguínea – tudo dependerá do tipo de exame solicitado pelo médico.
As imagens capturadas passam por uma avaliação do técnico responsável, que emitirá um laudo que acompanha as imagens e facilita o diagnóstico do médico. Assim, junto às queixas do paciente, o exame clínico e demais exames laboratoriais, o médico será capaz de diagnosticar o problema.
Os exames de imagem também são realizados para o acompanhamento de doenças crônicas, a confirmação de cura de uma doença ou até mesmo a verificação do resultado após uma cirurgia.
Um bom exemplo é a solicitação de um exame de imagem para verificar a evolução de um tratamento de um tumor no cérebro, a eliminação de uma obstrução pulmonar ou então para rastrear a ausência de pontos inflamatórios.
Um importante exame de imagem que é popularmente conhecido como o exame que detecta o câncer, mas também ajuda a detectar demais doenças como distúrbios musculares, problemas cardíacos, ferimentos internos, entre outros.
Utiliza ondas magnéticas para gerar imagens internas do corpo. Por não utilizar radiação, é indicado para crianças e adultos – inclusive gestantes. As exceções são as pessoas que possuem implantes metálicos.
Podemos dizer que esse é o exame de imagem mais conhecido – certamente você já deve ter realizado ao menos uma vez. Muitos acreditam que o raio-x é um exame que pode fazer mal à saúde, por conta da radiação. No entanto, já foi comprovado que os níveis são mínimos e totalmente seguros para o paciente. O raio-x ajuda principalmente em casos emergenciais, ajudando a visualização de órgãos e ossos, como em casos de fraturas ou suspeita de pneumonia.
Outro exame indicado para pacientes de todas as idades, o ultrassom auxilia no diagnóstico de doenças como presença de nódulos, doenças no fígado, inflamações, obstruções, entre outros.
Além disso, esse exame é muito utilizado por mulheres na fase da gravidez, pois ajuda a avaliar a saúde do bebê durante seu desenvolvimento antes do parto.
Além desses exames e suas variações, há diversos outros exames de imagem importantes para o diagnóstico de doenças. Por isso, é importante que você realize os exames indicados pelo seu médico, pois é por meio deste que ele será capaz de identificar se há problemas que precisam ser tratados.